top of page
1 ano na estrada 🎉🎉✌😊🐶🚙💛 Hoje só p
Tempo e Amizade.jpg.jpg
Dia 300 😄__Estamos a 300 dias nessa lou
7 meses na estrada 🌴🚙🐶💛😍🌴 #penaest
Bahia chegamos!!!🌴🌴🌴✌😜🐶🚙🌴🌴🌴 #pe
Bora dar um rolê na Severina 🌴💛🚙🐶😍�
Aprendizado através da vivência e experi
Dessa passagem, só o que levamos são os
Hoje completam 4 meses que sai da minha
Hoje é um dia muito especial, estamos co
Parceria ❤🐶🌞 #penaestradaseverina #kom
Galera essa semana enfim voltamos pra es
Gratidão 🌴🚙🌴 #penaestradaseverina #ko
Guarapari chegamos 🌴🌞🐶📷👙🌴 #penaest
10 meses na estrada 🎉🎉👐🙉🙊🙈🚙🐶😎🎉
As coisas mais simples, são as que mais nos fazem nos sentirmos felizes ✌😜🌴🚙💛📷🌞🌴 #penaestrada
2017-08-11_22.04.08
2017-08-11_21.45.04

Seja Bem Vindo

"Este espaço é dedicado à compartilhar minha experiência na estrada. Feito com muito carinho para expressar todo meu aprendizado e reflexões vivenciados durante minha jornada."

 

por Priscila Medeiros

A Grande Experiência da Minha Vida!

  • Foto do escritor: Priscila Medeiros
    Priscila Medeiros
  • 25 de abr. de 2019
  • 5 min de leitura

Atualizado: 3 de mai. de 2019


De longe, essa é de todas as experiências que já vivi em minha vida, a maior, mais louca e mais intensa. Digo que o que eu vivi até os 29 anos (idade que iniciei a viagem), não chega perto do que vivi nesse 1 ano e pouco vivendo na estrada.

ree

Foram várias experiências, me permiti viver e aprender coisas diferentes, conheci novos lugares, alias muitos lugares, cidades, vilas, comunidades, conheci também muitas pessoas e suas histórias, fiz várias amizades ao longo do caminho, mas o melhor de tudo é que tive o prazer de conviver e conhecer melhor com alguém muito especial, eu mesma, a cada dia que passava aprendia comigo algo diferente, durante esse tempo viajando sozinha (principalmente por estar só) consegui observar e enxergar a mim mesma e passei a refletir sobre quem sou eu, qual a minha missão e o propósito de estar vivendo nesse corpo, nessa vida, nesse tempo, nesse universo, nesse plano... Enfim, um dia vivido por vez, sem pressa, sem tempo pré-determinado, alias aprendi muito com ele; o tempo, pois tive tempo para ter tempo, para apreciar, sentir e o ver passar, aprendi a dar um tempo, e dar tempo ao tempo.


Das muitas coisas que aprendi e estou aprendendo todos os dias, a ser paciente e ter mais calma pra pensar e analisar melhor as situações (confesso que essa questão é uma das mais complicadas, porque é o tipo de aprendizado que jamais será o suficiente, sempre você irá aprender a ter mais paciência), tô aprendendo a ser mais confiante a acreditar em mim e na minha capacidade, passei também a apreciar minhas qualidades e até mesmo meus defeitos (estes mais importantes, pois são exatamente aquilo que tenho que tentar melhorar) , aprendendo a ser disciplinada e mais objetiva, manter firmeza principalmente em relação as escolhas, porém aprendi que não há nada de errado em admitir meus erros e voltar atrás se for necessário, alias não só aprendi com os erros, mas com momentos em que me senti confusa, pois eles foram ótimas oportunidades de repensar e refletir. Reclamar menos, tentar e arriscar mais, ser e estar sozinha exige isso de você, aprendi a me virar com o que tem, seja muito pouco ou quase nada. Outro aprendizado importante que tive é sobre o orgulho, na maior parte das vezes é melhor deixar ele de lado, e aceitar mais o que vem do outro, afinal ajuda sempre é bem vinda.


Agora o meu primeiro grande aprendizado da viagem foi; “não contar com o ovo antes da galinha botar”, pode soar engraçado até, mas foi justamente isso, me dei mal por contar com algo que ainda iria acontecer, e que no final das contas NÃO ACONTECEU. É tipo esperar demais ou contar com coisas que ainda irão acontecer ou nem irão (rs), pra simplificar, sabe aquela velha história de criar expectativas sobre o futuro ( nesse aspecto mesmo levando vários tombos, não só na viagem, mas praticamente a vida inteira, sei que ainda tenho muito a aprender kkk), mas posso dizer que depois de um certo tempo de experiência de viagem, estou conseguindo relaxar mais e deixar as coisas rolarem como tem que acontecer, sem esperar muito, tento curtir, aproveitar e tirar o melhor aprendizado de cada experiência, sendo bom ou ruim, faz parte.


Sobre morar numa Kombi (um carro adaptado), tem sido um aprendizado diário, no início foi um pouquinho mais difícil, afinal era totalmente novidade, o espaço é bem reduzido, mas com o passar dos dias fui me adaptando à nova casa, pequenina e aconchegante. Morar numa Kombi é viver dentro de uma caixinha onde tudo se monta e se desmonta, tipo quando monto o quarto, desmonto a cozinha kkk, faz parte de um processo. Severina é bem simples e sem muitos segredos, por isso considero que foi fácil me adaptar a morar nela, sem conforto e sem luxo, uma casinha funcional, uma ferramenta, que tem justamente a função de me levar onde eu quiser e me dar o suporte necessário onde estiver. Bom sobre mecânica ainda não sei muito, estou aprendendo com a vivência na estrada.

ree

A viagem, tem sido experiências e mais experiências, foram várias cidades que passei, vilas e comunidades, muitas praias, trilhas, cachoeiras, rios, lagoas, em alguns lugares parei apenas para conhecer e apreciar, outras fiquei por um período, e nas mesmas pude não só conhecer, como me permitir entender um pouco do modo de vida e do contexto de cada uma, me senti um pouco turista e um pouco moradora, cada uma com seus contrastes, semelhanças com outras ou com suas peculiaridades... Foram dias de sol, de chuva, dias nublados, dias abafados, secos e úmidos, foram inúmeros vezes que acordei cedo pra ver o sol nascer ou me desprendi de afazeres só para ver o sol se pôr, de vários lugares diferentes, me permite também observar todas as fases da Lua em noites estreladas ou não... Foram vários os meios de fazer os rolês da viagem, que não aconteceram só de kombi, andei muito de bike, a pé, de barco, de carona e até garupa de moto... Participei de muitas festinhas e churras com amigos ou desconhecidos, tive a oportunidade de estar em festas tradicionais e festas de nativos, foram vários luais na praia, e muitas festinhas na Kombi também, isso a Mel e eu fazemos direto, nossas festinhas particulares kk, assim sempre nos divertindo a nossa maneira kkk.


Sobre trabalhar, muita gente acredita que não tem como trabalhar enquanto viaja, alguns pensam ser impossível, mas posso afirmar que é bem possível, alias não só foi possível como foi o jeito de conseguir me manter na estrada durante todo esse tempo. Porém não considero o que fiz como um trabalho, e sim uma maneira de me virar ‘nos trinta’ para sustentar e seguir com meus sonhos e objetivos, e claro para suprir minhas necessidades (combustível e alimentação, as duas bases principais). E não foram poucas essas maneiras, sempre com sorriso no rosto encarei fazer de tudo um pouco, desde trabalho autônomo, voluntários por um troca de hospedagem e alimentação, até trabalhos free lancer ou temporários, alguns desses trabalhos foram: logo no início da viagem, fiz uns ‘bicos’ como guia de turismo (minha profissão); já em meios de hospedagem, os trabalhos foram desde a recepção, limpeza, manutenção, jardinagem e serviços gerais, atuei até mesmo na cozinha, preparando café da manhã; em campings também fiz troca voluntária e trabalho remunerado (limpei muito banheiro de camping pra vocês terem ideia); trabalhei também como garçonete e em quiosque de praia (como “a faz tudo” kk); fiz serviço de entrega com minha bike e frete com minha Kombi; também trabalhei como micro empreendedora, vendendo produtos que eu mesma produzia, que foram na sua maioria quitutes feitos com muito amor, geladinhos, brigadeiros, palha italiana e biscoitinhos... Enfim, remunerados ou não, o mais importante foi a experiência (não só no currículo kk), mas o aprendizado que cada um desses trabalhos me trouxe, com isso fortaleci o pensamento de que tudo é possível quando se tem disposição e força de vontade para batalhar e correr atrás dos seus objetivos.


Como eu sempre digo, mais que uma simples viagem, isso tudo é um aprendizado através da vivência, vivi momentos que foram de um extremo ao outro, tudo muito intenso, passei por dificuldades, vários obstáculos e desafios, que foram superados um a um dia após dias, pois esse foi o caminho que escolhi, eu me abri ao mundo e à vida, e me permiti VIVER, viver a Grande Experiência da Minha Vida.


ree

 
 
 

Comments


bottom of page